No Agrupamento de Escolas Latino Coelho – fim do ano letivo Mágico

Com toda a pompa e circunstância, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo, do AELC, terminaram o ano letivo 2018/2019, com chave de ouro, em plena colaboração com as bibliotecas do Agrupamento.

A entrega dos diplomas aos finalistas, permitiu também a revelação de pequenos, mas grandes artistas das artes dramáticas, desenvolvidas ao longo das leituras fomentadas pelas bibliotecas. Salientam-se: as declamações, “Noite”, de Luísa Ducla Soares; “Trrim, trrim trrim, não! Sim…” de Fernando Cardoso, e Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, com diversos poemas desta autora; a encenação da “Nau Catrineta” de Almeida Garrett, adaptada por Fernando Vale; a representação de “Tradições” da Romaria de Nª. Srª. dos Remédios; as peças de teatro, “O Coelhinho Branco” de Francisco Adolfo Coelho e “A Gata Borralheira”, adaptada por Fernando Cardoso.

Num programa de animação, orientado para cada um dos anos de escolaridade, destacaram-se criações teatrais e recriações de jogos dramáticos pelos próprios alunos, permitindo-lhes dar largas à sua fértil imaginação, quase sem intervenção de adultos: “As meninas aleijadas”, “A Flor mágica”, ”Capuchinho Vermelho no Natal”, A poluição” e ainda as canções coreografadas “Pipoca” e ”Bati à porta”.

O dia tornou-se também inolvidável, através do espetáculo de magia proporcionado pelo “Professor Chasten”, vindo diretamente da “Escola Hogwarts de Magia e Feitiçaria”, onde foi colega do “Harry Potter”!… Surpreendidos e muito incrédulos, os nossos alunos vibraram com as habilidades deste artista, que trouxe à escola a magia de outros tempos, com inúmeras ilusões.

E assim ficou a vontade de todos usarem mais vezes as bibliotecas, como fonte do saber e do prazer, pois, “Quem Lê, Sabe Mais e Diverte-se Melhor”!