O projeto Saltimbancos, das Bibliotecas, culminou num evento público, no dia 28 de junho, no Teatro Ribeiro Conceição.
A atividade, realizada pelos alunos do 4º ano das Escolas Básicas n.º 1 de Lamego, Cambres e Penude, destinada aos pais, contou com a presença dos representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Almacave, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, do Conselho Geral do Agrupamento, do Diretor do Agrupamento, dos Coordenadores de Estabelecimento das Escolas Básica n.º1 e de Cambres.
Ao longo do ano, os alunos desenvolveram um conjunto de atividades diversificadas, integradoras e promotoras de múltiplas competências: leitura, escrita, expressão oral e corporal, além das competências de comunicação e sociais, através da animação da leitura em prosa ou em poesia, percorrendo diversos autores da nossa literatura.
O espetáculo que se realizou no Teatro Ribeiro Conceição foi o culminar de um ano de atividades, na biblioteca, nas salas de aula e noutros espaços públicos. Apresentaram-se declamações de poemas escritos pelos próprios alunos, e que integram as Histórias d’Ajudaris; declamou-se Vinícius de Morais e outros textos de autores portugueses; dramatizaram-se textos; apresentaram-se poemas em REP, dança e muito mais… Numa noite em que os atores foram os nossos alunos e que deram brilho ao magnífico Teatro Ribeiro Conceição com as suas manifestações artísticas.
A equipa das bibliotecas do Agrupamento agradece a todos os professores, pais, alunos e às instituições que se associaram a esta festa.